sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fósseis 'perdidos' recolhidos por Darwin estavam em armário

Tidos como desaparecidos, vários fósseis recolhidos pelo naturalista inglês Charles Darwin no século 19 foram encontrados em um armário da instituição científica British Geological Survey. A informação é da rede de televisão BBC. 

Darwin pegou as amostras de fósseis durante sua histórica viagem com a embarcação Beagle, em 1834, época em que começou a desenvolver a Teoria da Evolução. 


Associated Press
Fóssil de uma árvore de 150 milhões de anos recolhida por Charles Darwin no século 19
Fóssil de uma árvore de 150 milhões de anos recolhida por Charles Darwin no século 19
Os fósseis estavam ao lado de outras amostras que há mais de 160 anos tinham sido depositadas no mesmo armário. O móvel estava nos porões da instituição, localizada em Keyworth, no centro da Inglaterra. 

O responsável pelo achado foi o paleontólogo Howard Falcon-Lang, da Universidade de Londres. Ele resolveu verificar o armário quando viu o rótulo de "plantas fósseis não registradas" em algumas gavetas. 

"Dentro havia centenas de lâminas de vidro com amostras de fósseis de plantas, que eram polidas em folhas transparentes para serem examinadas sob o microscópio", explicou o cientista. "A primeira que peguei já estava etiquetada com o nome de Darwin", acrescentou. 

Estes fósseis de Darwin "se perderam" porque um amigo do cientista, o botânico Joseph Hooker, que estava encarregado da classificação das espécies durante uma breve estadia no British Geological Survey em 1846, se esqueceu de incluí-las no registro da instituição. 

As mostras redescobertas foram fotografadas e serão expostas ao público pela internet, indicou a BBC. 

Fonte: Da EFE, via Folha.com
Temos como intuito postar notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são de interesse do curso abordado neste blog. E por isso esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada, portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais