NOVA SALA VIRTUAL
Os alunos irão utilizar e conhecer a nova sala virtual de aprendizagem. Faça o download do Manual do Aluno para ter mais informações.
Com o objetivo de aprimorar o ambiente virtual de aprendizagem, a Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) passa a utilizar a nova versão do TelEduc, um ambiente desenvolvido por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp.
Como o próprio site do TelEduc afirma, “ ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.”
O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Faculdade elaborou um manual informativo para orientar o nosso aluno a como usar as ferramentas disponíveis na nova sala virtual. Caso ainda sinta dificuldade, o Suporte estará à disposição através do email suporte@fgf.edu.br.
Clique aqui e faça o download do Manual do Aluno.
PERGUNTAS FREQUENTES
O que é ALUNO ON LINE e quais os serviços disponíveis?
O serviço ALUNO ON LINE é o portal de relacionamento administrativo e acadêmico entre você e a FGF, portanto, seu código de acesso e senha são pessoais e intransferíveis.
No centro da página do ALUNO ON LINE você encontrará vários serviços disponíveis. Para mais detalhes baixe o Manual do Aluno.
Quais as ferramentas da Sala de Aula Virtual?
Na FGF adotamos o ambiente TelEduc como sala de aula virtual. Ao acessar esse espaço, você perceberá uma coluna azul marinho no lado esquerdo da tela com diversos nomes que indicam as ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
Lembre-se, na FGF, adotamos o binômio conceitual de educação a distância: tempo-espaço. Nesse sentido, a sala de aula virtual não exige que professor-tutor e aluno estejam conectados à internet ao mesmo tempo e no mesmo espaço.
Qual navegador de internet devo utilizar?
Ideal a utilização do Internet Explorer para uma melhor visualização, compatibilidade e agilidade nas ferramentas: Aluno on-line e Salas virtuais. Portanto, ao usar outro navegador podem ocorrer algumas incompatibilidades.
Como enviar documento ao portfólio na sala de aula virtual?
São exemplos de atividades que devem ser enviadas pela ferramenta Portfólio da sala de aula virtual: Atividades de Portfólio (ou Formativa) e Autoavaliações. Para enviar estas atividades, e qualquer outra que o tutor tenha solicitado que seja enviada pelo Portfólio, você deve seguir os passos:
· -Clique na ferramenta Portfólio.
· -Clique em seu nome para acessar o seu Portfólio (o seu Portfólio sempre aparece em primeiro lugar, os demais Portfólios, de alunos, tutor e coordenadores, seguem a ordem alfabética).
· -Clique em "Incluir Novo Item".
· -Digite o Titulo e o Texto da atividade.
· -Caso queira "Anexar um Arquivo" você deve clicar em "Anexar Arquivo", procurar o arquivo onde o mesmo se encontra, em seu computador ou unidade de disco removível. Em seguida clique no botão "OK".
· -Clique no botão "Enviar".
OBS.: A ferramenta Portfólio não aceita anexar arquivo que tenha tamanho maior que 10MB, importante lembrar que o nome do documento deve ser em tamanho curto, caso contrário a sala virtual poderá não anexar o arquivo.
Se for uma Atividade Avaliativa você deve clicar em "Associar item à Avaliação". Ira surgir uma nova janela exibindo: Atividades/Tipo de atividade/Valor/Data de início/Data de término. Informe a qual avaliação a sua atividade será associada e clique no botão "Enviar" em seguida no botão "Voltar".
Escolha a forma de compartilhamento "Compartilhado com Formadores" ou "Totalmente compartilhado", conforme orientações dadas pelo tutor.
OBS.: Você pode ler os Portfólios dos seus colegas, bem como comentá-los. Para isso, basta clicar sobre a atividade constante no portfólio do colega e escolher a opção "Comentar", escrever seu comentário e em seguida enviar.
Por que não consigo anexar um arquivo no portfólio?
A ferramenta Portfólio não aceita anexar arquivos que tenham um tamanho maior do que 4MB. Então, você deverá separá-la em arquivos menores e anexar cada arquivo à mesma atividade do Portfólio, um a um.
Como faço para “Associar” à Avaliação uma Atividade colocada no Portfólio?
A fim de utilizar corretamente todas as ferramentas da sala de aula virtual, solicitamos que ao incluir uma atividade avaliativa no Portfólio atente para associá-la à avaliação correspondente.
Porém, mesmo que você tenha se esquecido de fazer isso quando colocou a atividade, ainda poderá fazê-lo, siga os passos:
· -Acesse o seu Portfólio.
· -Localize e clique com o botão esquerdo do mouse sobre a atividade que deseja "associar" a avaliação.
· -Clique na opção "Editar".
· -Com a atividade já aberta clique em "Associar item à Avaliação". Ira surgir uma nova janela exibindo: Atividades/Tipo de atividade/Valor/Data de início/Data de término. Escolha a avaliação à qual sua atividade será associada e clique no botão "Enviar", em seguida no botão "Voltar".
Como faço para alterar a associação de Avaliação de Atividade colocada no Portfólio?
Se você associar uma atividade no Portfólio à avaliação errada terá que alterar para a avaliação correta. Para isso, siga os passos:
· -Acesse o seu Portfólio.
· -Localize e clique com o botão esquerdo do mouse sobre a atividade que deseja alterar associação de avaliação.
· -Clique na opção "Editar".
· -Com a atividade já aberta clique em "Alterar Associação de item à Avaliação". Ira surgir uma nova janela exibindo: Atividades/Tipo de atividade/Valor/Data de início/Data de término. Faça a alteração informando a avaliação correta e clique no botão "Enviar" em seguida no botão "Voltar".
· -Clique no botão "Enviar".
Como faço para “Desassociar” da Avaliação uma Atividade colocada no Portfólio?
Se você precisar remover a associação de avaliação feita a uma atividade no Portfólio siga os passos:
· -Acesse o seu Portfólio.
· -Localize e clique com o botão esquerdo do mouse sobre a atividade que deseja "desassociar" de uma avaliação.
· -Clique na opção "Editar".
· -Com a atividade já aberta clique em "Desassociar item de Avaliação".
· -Clique em OK para confirmar e pronto.
Não consigo visualizar o perfil ou preencher meu perfil?
Provavelmente seu navegador está bloqueando a exibição da página chamada pop up, para desabilitar o bloqueador de pop up realize os seguintes passos:
Navegador Internet Explorer:
- Clique no botão Ferramentas e, em seguida, clique em Bloqueador de Pop-ups;
- Marque a opção “Desativar Bloqueador de Pop ups”.
Navegador Mozilla Firefox:
-Selecione no menu principal a opção Ferramentas.
-Em seguida, clique em Opções.
-Escolha o tópico Conteúdo e desmarque o campo de seleção múltipla referente à opção Bloquear janelas popup.
-Após desmarcar o campo, clique no botão Ok para concluir o procedimento.
-Se desejar cancelar, clique em Cancelar.
Houve alguma melhoria em relação a versão anterior da sala virtual?
Além do novo modelo mais interativo, umas das melhorias notórias é que qualquer arquivo poderá ser enviado ao portfólio e demais ferramentas sem a necessidade de remoção da acentuação dos arquivos, assim fica mais simples o envio de atividades ao ambiente virtual.
Para mais detalhes das melhorias da nova sala virtual, não deixe de baixar o Manual do Aluno.