quarta-feira, 28 de maio de 2014

Iceberg B-31 | O iceberg que se desprendeu da Antártida



Segundo a Agência Espacial Americana (NASA) o iceberg que recebe a identificação de b-31 desprendeu-se do Glaciar Pine Island, na Antártida e se dirige para as proximidades do oceano aberto. A imagem do iceberg capturada pelo satélite da agência no dia 28 de outubro – quando ele ainda encontrava-se anexado a geleira – comparada com outra fotografia registrada 15 dias depois, no dia 13 de novembro de 2013 mostra o pedaço gigantesco flutuando no mar, mas ainda bem próximo do glaciar.
As proporções do iceberg
De acordo com a NASA, o bloco de gelo se comparado, tem seis vezes o tamanho de Manhattan em Nova York, porém ele se desloca para uma área onde a movimentação de embarcações é quase zero. Contudo o monitoramento é necessário a fim de evitar possíveis acidentes marítimos até que o pedaço de gelo derreta.
iceberg tem 33 km de comprimento, 20 km de largura e estima-se que sejam 500 metros de espessura.
A geleira de Pine Island é descrita como a geleira mais longa e de crescimento mais rápido na Antártida, gerando grandes icebergs a cada seis a dez anos.
O inicio do desprendimento já havia sido detectado em 2011, mas só se completou em 2013 segundo os pesquisadores das Universidades de Sheffield e de Southampton.
Outros desprendimentos significativos ocorreram nos anos de 2001 e 2007.