Um estudo recente relata que uma planta encontrada na floresta tropical cubana usa o som para atrair morcegos que se alimentam de néctar.
A Marcgravia evenia tem folhas em forma de prato, que enviam ecos facilmente identificáveis pelos morcegos por ecolocalização.
"[O eco] é muito alto e tem um sinal constante e ângulos diferentes", afirma o principal autor do estudo, Ralph Simon, biólogo da Universidade de Ulm (Alemanha).
A pesquisa, que consta na edição atual da revista "Science", é uma das primeiras a ter esse enfoque de ecos acústicos usados por plantas.
Corinna U. Koch/ | ||
A planta Marcgravia evenia emite ecos altos com sinal constante; processo ajuda a polinização |
TESTE
Simon e seus colegas treinaram morcegos de laboratório para que procurassem um alimentador.
Em seguida, o colocaram em lugares diferentes --preso a folhas em forma de prato, a folhas normais e em outros locais.
Quando o alimentador foi preso à folha em forma de prato, os morcegos levaram metade do tempo para encontrá-lo.
Esse desempenho foi positivo tanto para os morcegos quanto para as plantas.
"Para as plantas, esse fenômeno aumenta o êxito da polinização", explica Simon. "Para os morcegos, ele é vantajoso porque faz com que encontrem as flores mais rápido."
Segundo Simon, centenas de espécies de plantas da zona neotropical dependem de cerca de 40 espécies de morcegos que se alimentam de néctar para a polinização.
Ele e sua equipe esperam encontrar outras espécies de plantas capazes de enviar sinais acústicos para os morcegos que as polinizam.